SAUDAMOS A CHEGADA DO ANO DO CÃO DE TERRA!
O Ano Novo já começou aqui no Ocidente! No entanto, em muitos países orientais, tais como a China, ele ainda não chegou. Isso porque a China segue um calendário baseado nos ciclos da lua. Não só a data do Ano Novo é diferente para os chineses, como também outras datas, tais como o NATAL. Mas e o Ano Novo chinês? Como funciona? Quais são as suas peculiaridades? Confira agora!
O CALENDÁRIO E O ANO NOVO CHINÊS

A comemoração do Ano Novo chinês é adotado por diversos países do Oriente que seguem um calendário tradicional diferente do ocidental.
O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história e, por isso, adota uma metodologia mais antiga do que a do calendário ocidental para calcular e compartimentar os dias do ano em meses.
Uma característica exclusiva é que esse calendário é lunissolar, isto é, é baseado nos movimentos da lua e do sol, e considera que cada ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário (considerando as constelações e o nome desse signo ocidental). Cada ano possui doze lunações, acarretando em um total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o ciclo solar (de 365), é acrescentado um “décimo terceiro mês” (menor que os demais) aproximadamente a cada três anos. Sendo assim, segundo o calendário chinês, o ano de 2018, ou 4716, começará em 16 de fevereiro do nosso calendário ocidental.
RELAÇÃO DO ANO NOVO CHINÊS COM A ASTROLOGIA

Uma característica interessante do calendário chinês é que ele valoriza muito a astrologia, colocando-a num patamar superior ao do Ocidente, já que foi dele que surgiu o horóscopo chinês. Por isso, cada ano sempre corresponde, de modo cíclico, a um signo diferente.
Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um deles. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato; o Boi; o Tigre; a Lebre; o Dragão; a Cobra; o Cavalo; a Carneiro; o Macaco; o Galo; o Cão; o Porco.
Os signos das pessoas, contudo, não são determinados pelo mês em que elas nascem, mas sim pelo ano, enquanto o mês apenas define o “animal interior” delas e, também, deve-se destacar que o signo da pessoa muda de acordo com o local em que ela nasceu (se foi no hemisfério norte, a pessoa tem um signo, e se foi no hemisfério sul, que é o caso dos brasileiros, ela tem outro). Com a vinda desse Ano Novo chinês, superando 2017, que foi o “ano do galo”, 2018 será o “ano do cão” e quem nele nascer terá esse signo.
Características de 2018
O ano promete ser repleto de eventos culturais e preocupações sociais. Apesar de haver um grande peso de conservadorismo por conta do elemento Terra, o perfil do Cão também fará com que nesse novo ano todos sejam um pouco mais tolerantes, solidários e pensem bastante no próximo.
O ano do Cão de Terra é um ótimo momento para mudar o seu estilo de vida. Se está querendo mudar de emprego, de casa ou de cidade, essa é a hora ideal, pois as pessoas estarão propensas a tomar decisões sensatas e favoráveis. Essas escolhas irão te ajudar a abandonar vícios e iniciar novos projetos e empreendimentos de negócios que você já planeja há um tempo.
Ainda segundo o Horóscopo Chinês, 2018 será a época em que algumas consequências pelos seus atos passados irão transparecer. Será um ano repleto de surpresas, mas fique tranquilo que muitas coisas o deixarão orgulhoso. E fique preparado, pois alguns de seus planos poderão ser adiados por conta de novas responsabilidades que irão surgir.
Por ser um período no qual as pessoas estarão sem vontade de viver uma vida social ativa, pode haver grandes momentos de solidão e melancolia. Para sair dessa situação e não ser consumido pela tristeza, será necessária muita força de vontade. Porém, esse instante será ótimo para compreender a mente mais sensível e criativa que o ser humano tem.
O que esperar do ano do Cão de Terra
O ano do Cão de Terra, exigirá muitos esforços para manter a paz tanto no trabalho quanto no amor. Mas se você focar em melhorar apenas a comunicação, isso ajudará bastante em seus relacionamentos.
Lembre-se também que a educação e a gentileza devem estar sempre presente, assim como o caráter, a moral, a vida social e a saúde serão questões fundamentais. As pessoas estarão propensas em rever os seus princípios e tentarão melhorar muitos conceitos da sociedade.
Lidando com negócios, é importante que as pessoas saibam que as empresas que focarem em honestidade e justiça, tanto para os clientes quanto para os funcionários, terão mais sucesso em relação a dinheiro – pois se prestarem atenção no bem-estar e na saúde dos consumidores, serão recompensados pelos clientes multiplicando o número de pessoas que passarão a conhecer o seu produto. Já os empregados irão sentir orgulho de onde estão e farão de tudo para que a empresa só melhore e cresça.
Uma característica bem forte do Cão é que os nativos desse signo não gostam de desperdício e isso fará com que não existam despesas desnecessárias e dívidas que não valham a pena. Assim, as chances de que 2018 ter mais sucesso do que os anos anteriores, é enorme. Aproveite!