Diagnóstico Energético Na Medicina Tradicional Chinesa
O diagnóstico energético, é o mais importante instrumento de avaliação da Medicina Tradicional Chinesa, visando identificar a origem do distúrbio e a disfunção energética, associados à queixa do paciente.
Ao longo do programa terapêutico, são executadas reavaliações (atualizações do diagnóstico energético), a fim de garantir a adequação do processo à evolução do estado de saúde.
Em que consiste o Diagnóstico Energético?
Consiste em técnicas específicas que passam pela de interpretação de sintomas, aparência e sinais sutís do corpo. São indicadores importantes: a observação da língua, face, olhos, pulso, pele e tom de voz.
São também colocadas minuciosas questões relacionadas com histórico clínico, hábitos alimentares, queixas, sono, digestão, transpirações (espontânea ou noturna), Noctúria (Levantar durante a noite para urinar) e, etc…
Com base na informação recolhida, é preenchida uma ficha individual onde se vai registrando, para além da situação inicial, os tratamentos efetuados e os resultados obtidos.
No final da sessão de Diagnóstico Energético, será disponibilizado um Plano de Nutrição e Alimentação, ajustado à avaliação energética do indivíduo e aos objetivos clínicos pretendidos.
Na maioria das vezes, na própria sessão do Diagnóstico Energético, é executado um tratamento de acupuntura ou uma das técnicas de massagem (Tuiná / Shiatsu e Seitai).
Objetivos do Diagnóstico Energético na Medicina Tradicional Chinesa
As pessoas recorrem ao diagnóstico energético na MTC com uma queixa específica ou não, motivadas pela prevenção de doenças, ou pela obtenção de uma avaliação do seu estado de saúde, ou ainda para tomarem pela primeira vez contato com a MTC.
Principais objetivos do Diagnóstico Energético:
° Avaliação do estado de saúde
° Prevenção de doenças
° Solução de disfunções identificadas
° Auto conhecimento.